Teoria

   Eu percebi certo dia que se eu me concentro nas coisas eu consigo algumas respostas, ou então pelo menos desenvolvo algumas teorias. É algo interessante de se fazer quando se está esperando o sono chegar, por exemplo. Essas teorias muitas vezes não tem nenhuma relevância, nem pra mim nem pro resto da humanidade, mas essa em particular eu achei bem interessante, por isso eu estou colocando aqui.

   Se baseia na superioridade de humanos em relação aos outros animais, no quesito sentimento. Sentimentos como amor, confiança, desejo, essas coisas. Minha teoria não consiste no fato de nós termos esses sentimentos e os animais não, mas sim que esses sentimentos são baseados em coisas que até os animais tem. Infelizmente, a principal dessas coisas é a dor.

   Coisas boas são coisas que causam pouca ou nenhuma dor. Coisas ruins são coisas que causam bastante dor. Mas me diga: Se algo cura a dor que a própria coisa causou, como classificamos isso? Exemplo: Um homem é feliz com sua esposa. Sua esposa, por vezes, é um tanto fria, não se abre, não conversa e parece esconder algo, e o marido sente que a esposa não tem confiança nele. Mas também, por vezes, a esposa chega do trabalho com um sorriso esboçado, contando como foi, como seria bom se o marido estivesse lá, e isso o deixa melhor. Mas e se isso fosse periódico?

   A minha teoria diz que o lado ruim se sobressai. As tristezas e felicidades aparecem na mesma freqüência, mas as coisas ruins irritam mais. O lado bom da coisa, por mais que seja em peso igual, não consegue suportar. Logo, conviver com isso por um longo período de tempo é impossível. Mas por que? Simples: Você machuca o joelho. Alguém o cura. Você o machuca de novo. É curado de novo. Se continuar a machucar, será cada vez pior, mesmo que seja o mesmo tipo de machucado. Porque a área ficou sensível a isso, e nem o melhor remédio pararia essa dor.

   Animais não conseguem interpretar essas dores, por isso nós possuímos esses sentimentos e animais não.

0 Comentários:

Postar um comentário

Return top